sexta-feira, junho 29, 2012

Taormina


Nem parece que estamos no meio do Jardins, em São Paulo. Com um ambiente bem caseiro e com um preço mais do que justo, não imaginamos a quantidade de prêmios que este restaurante possui. E não é por acaso. Por mais que você esteja entretido com a conversa na mesa, não tem como não desviar a sua atenção para a saborosíssima comida, logo na primeira garfada.
Considerado o melhor molho de tomate da cidade, o Taormina agrada desde a entrada até o cafezinho. Aliás, o cafezinho que é servido na cafeteira italiana acompanha o Canolli Siciliano, uma iguaria indescritível. 
E a dona Helena, proprietária, é uma figura! Sempre na correria para dar toda a sua atenção aos seus clientes, se esforça para administrar seu restaurante lotado! E quando não há vagas, brada com seu jeito italiano: “scuse, scuse!”
Se for uma das primeiras vezes que você vai, terá que se esforçar para imaginar os pratos do dia, já que são descritos pelos garçons. Aliás, se há uma observação é quanto ao atendimento que fica um pouco bagunçado quando o restaurante enche.
Normalmente há um couvert de pão, duas ou três opções de entrada, cinco opções de pratos principais, frutas de sobremesa e o bendito café com canolli. Tudo isso sai em torno dos 45 reais com bebida. Sugestão: Vá diversas vezes e experimente de tudo. Vale a pena!

Alameda Itu, 251 – Jardim Paulista

quinta-feira, junho 28, 2012

Santo Scenarium


Com uma bela descrição de seus pratos no cardápio, o Santo Scenarium no Rio de Janeiro foi uma das maiores decepções gastronômicas que já tive. É certo que quando falam muito bem de algum lugar, cria-se uma expectativa e muitas vezes, o serviço do estabelecimento fica aquém do esperado. Juro que prestei atenção nisso pra não fazer comentários injustos.
A má impressão começou com o atendimento do garçom acelerado, mal-educado e desatencioso. Fiz o pedido de uma picanha grelhada na manteiga de garrafa com arroz e queijo coalho, cabelinho de couve e purê de banana. Explicaram que como não se tratava de uma das opções de pratos do dia, demoraria um pouco, mas até que o prato veio bem rápido. Olhei para o prato e disse que não era o meu. Mas era. Nunca vi picanha com nervo, muito menos um bife metade nervo, metade carne. Bife é uma descrição muito bondosa, sola de sapato ou pedaço de carvão seria mais adequado. E fiquei procurando o gostinho da manteiga de garrafa que estava com tanta vontade e não achei. O arroz era totalmente sem graça mas o purê de banana estava razoável.
Fui em um grupo de 9 pessoas, falaram bem do risoto funghi. Somente este elogio na mesa toda. As críticas nem vou postar.
O meu prato mais um suco de laranja saiu por 44 reais. Mesmo que fosse a metade do preço, eu não voltaria. 

Rua do Lavradio, 36 - Centro - Rio de Janeiro
(21) 3147-9007

Visite nosso site: www.receitaria.com

quarta-feira, junho 27, 2012

Chi fu


Nesse final de semana tive a oportunidade de comer novamente no restaurante chinês de melhor custo-benefício que conheço! Localizado na Liberdade, o Chi fu é perfeito para ir em grupos grandes. Com pratos bem servidos e mesas com aqueles suportes giratórios, o ideal é pedir diferentes pratos e dividir entre todo mundo.
Como todo bom chinês, a comida é gordurosa, suculenta e bem temperada. Recuso-me a conhecer a cozinha pra voltar sempre. As atendentes não falam português, não são simpáticas e muitas vezes é difícil fazer o pedido.
Recomendo a bisteca com pimenta, frita, macia, molhadinha, apimentada e temperada com gengibre, cenoura e cebolinha. Deliciosa!
Quando se vai em duas ou três pessoas, compartilha-se a mesa com outras pessoas. Foi o caso desse final de semana e com isso tive a oportunidade de quase presenciar um acidente sério com uma espinha de peixe que ficou enroscada na garganta da desconhecida que se sentava à nossa frente.
Gosto de tomar o suco de abóbora e o chá em lata, ambos chineses. São doces, exóticos mas agradam meu paladar.
A conta chegou e o arroz branco, o mifun ao curry, a bisteca com pimenta, duas latas de bebida, chá e melancia de sobremesa saíram por 60 reais. Comemos em três pessoas e levamos mais da metade do arroz e do mifun pra casa!

Praça Carlos Gomes, 200 - Sé
(11)3101 8888
Não achei site

domingo, junho 24, 2012

Aula-almoço Italiano

Às 10h da manhã do dia 08 de julho de 2012, a Receitaria fará uma apresentação ao público dos preparos das lasanhas gratinada e de berinjela da casa! A aula demonstrativa acompanha na sequência uma deliciosa degustação, com entrada de Bruscheta ou de Legumes, uma das opções de lasanha e como sobremesa, panacota de chocolate ou sorvete de capim-santo. Se você não puder vir para a demonstração, venha para a degustação! Uma deliciosa opção de almoço para o domingo por um preço tentador, apenas 45,90 reais! E bebida à vontade! (Coca, Coca-light, Guaraná Antártica, água mineral com e sem gás)

Somente com reserva:  (11) 2892 0031. Deve-se escolher as opções de pratos no ato da reserva.

sábado, junho 23, 2012

Fotos da Semana

Algumas fotos de nossas aulas da semana!

Molho Poivre

Iniciando o molho tare

Filet Mignon

Pose antes do jantar!

Filé-mignon com Galette de Batata e molho Poivre

Finalizando o Tempura de Sorvete

Foto da Turma






Falafel
  
Saindo do Forno

Escondidinho de Carne Seca

Pastéis de Forno


sexta-feira, junho 22, 2012

Meats


Uma opção mais simples para se comer na região da Paulista é o Meats. Localizado no Shopping Top Center, o restaurante foi inaugurado em 1996 e é um fast food de prato feito.

A comida é razoável, os grelhados são gostosos mas não recomendo o bife à parmegiana. Escolhe-se a carne e as guarnições de acompanhamento e depois pode se servir de farofa, vinagrete e cebolete à vontade. A batata frita é muito boa e não sei se ainda eles tem uma opção de pepino japonês que era muito saborosa.

Já foi uma excelente opção econômica pois o prato é muito bem servido. Entretanto, no almoço de hoje vi que os preços se elevaram e um prato com arroz, feijão, purê de batatas e contra-filé me custou 19,50 reais. Por esse valor, encontro opções melhores nas redondezas e infelizmente riscarei o restaurante da minha lista de favoritos.

Avenida Paulista, 854 - Cerqueira Cesar, São Paulo.


Visite nosso site: www.receitaria.com

quinta-feira, junho 21, 2012

Manai



Falar que Buffet por quilo é ruim, na maioria das vezes é verdade! Mas alguns estabelecimentos tem boa rotatividade e um belo controle da reposição das guarnições, deixando a comida sempre fresca e bonita.
O Manai é uma opção cara (54,90 reais por quilo) mas seus magníficos pratos compensam cada real! A Unidade Paulista na Alameda Santos que conheço é o terceiro restaurante de sucesso da marca e sou um cliente frequente. O ambiente é bonito, aconchegante e sofisticado, sua decoração é moderna e as cores e luzes encantam.
Ótimas opções de saladas e queijos. O problema é que o alho assado é uma delícia, fato que causa brigas domésticas quando volto para casa exalando alho. Decepcionei-me umas duas vezes com a picanha que estava um pouco passada e firme.
Hoje comi (vide foto) saladas variadas, alho assado (xiii...), linguado com pinhão, batata gratinada com gorgonzola e pastel de queijo. Tudo estava magnífico! Não comi sobremesa desta vez mas em algumas visitas não resisti e recomendo àqueles que não tem que se preocupar com a  balança, que aproveitem!
Ah, o cafezinho com biscoitos de nata na saída é por conta da casa! Acho que nessa hora causo um pequeno prejuízo ao restaurante.
Alameda Santos, 1219, Cerqueira Cesar, São Paulo.

quarta-feira, junho 20, 2012

Fiorana


A partir de hoje, colocarei aqui no blog os restaurantes que a Receitaria visita. Procurarei passar minhas percepções e alguns detalhes dos locais, sem o objetivo de fazer propaganda ou prejudicar o estabelecimento. Apenas algumas ideias para os leitores que desejam degustar diferentes pratos em restaurantes fora da sua rotina ou para aqueles que querem comparar suas próprias opiniões com as postadas aqui. E aos restaurantes, ficam os elogios e os pontos de melhorias!
Pra começar, escreverei sobre o Fiorana, um restaurante italiano localizado na Bela Vista, São Paulo. Já estive lá algumas vezes, e hoje fui para mais um delicioso almoço. O restaurante é familiar e de pequeno porte, tem uma mesa grande no primeiro andar e poucas mesas no segundo andar. Quem o procura pode passar pela sua frente sem percebê-lo. Mas seu modesto porte esconde a enorme qualidade de seus pratos. O proprietário Mario Santoni é quem comanda a cozinha e prepara deliciosas massas e o melhor pesto que conheço. Normalmente gasto de 20 a 25 reais sem bebida e sem sobremesa. A salada de entrada é gostosa e com diversas verduras e legumes. Você pode pedir o seu prato com os itens do menu do dia escrito em uma lousa (se conseguir decifrar os hieróglifos) que normalmente são opções de massa ou arroz, alguns tipos de molhos, um refogado e duas opções de carne. O prato é individual e muito bem servido, vale a pena! Ignore o mau-humor da senhora que anota os pedidos, a bagunça das ajudantes-garçonetes perdidas e desfrute dessa excelente opção de comida italiana na capital!
Rua Joaquim Eugênio de Lima, 219, Bela Vista, São Paulo.
Não achei site. 


terça-feira, junho 05, 2012

Fondue harmonizado com cerveja gourmet !!!!

Para comemorar o Dia do Namorados em grande estilo a Receitaria preparou um delicioso jantar cuidadosamente harmonizado com cervejas gourmet pela renomada Bier Sommelière Káthia Zanatta.
Venham comemorar conosco!

(imprima este folder e ganhe 10% de desconto no jantar)

Não percam as vagas são limitadas!